sexta-feira, 28 de abril de 2017

Entrevista com a autora R. M. Cordeiro

| |
Sobre a autora: "Apaixonada por palavras desde sempre, é assim que me vejo. Desde que aprendi a identificar as palavras, formas, frases, e entender seus significados eu me apaixonei por elas e elas me influenciaram desde então, me levando a uma busca incessante para conhecer cada vez mais, entender cada vez mais.
Atualmente com 34 anos, bacharel em fisioterapia, pós-graduada em pediatria e reabilitação neurológica, divido o meus dias entre meu trabalho no sistema público de saúde e a paixão pelas palavras.

R. M. Medeiros é autora do livro Tinderela (resenha aqui) e patrocinadora do nosso sorteio (participe aqui).


Entrevista:

1- Onde você nasceu e mora?
R: Nasci em São Paulo, mas atualmente moro em Ferraz de Vasconcelos há onze anos já.
2- Qual a sua idade?
R: Jura que eu tenho que revelar? rsrs 34
3- Quantos anos tinha quando publicou algo pela primeira vez?
R: Estava com 32 anos quando criei coragem e comecei a escrever e mostrar publicamente os textos na plataforma Wattpad.
4- Em que você se inspira para escrever seus livros?
R: As histórias são na maioria das vezes inspiradas na minha vida ou na vida de pessoas que conheço, então posso dizer que tudo me inspira de certa forma.
5- Quais seus personagens preferidos em livros que não sejam seus?
R: Pergunta capciosa!!! Difícil escolher um só... Mas geralmente os melhores personagens para mim são aqueles com os quais consigo me identificar de alguma maneira. Tem que rolar uma empatia com a leitura.
6- A personagem do livro foi inspirada em você?
R: Rafaela foi livremente inspirada em uma amiga, que me contou um péssimo encontro com um dentista que conheceu através do Tinder... Mas, posso revelar que tem uma personagem na história que foi inspirada em mim sim. rs
7- Como surgiu a ideia para o livro?
R: Foi justamente em uma conversa entre amigas, onde começamos a contar nossas últimas aventuras amorosas (ou melhor dizendo, desventuras amorosas), e bem na época estava rolando um concurso da página RomancesBR no Wattpad. Eu pedi licença à minha amiga para usar sua história como base para um conto e daí surgiu Tinderela. Fiquei em segundo lugar com a história e depois de muitas pessoas me pedirem, eu extendi a sua versão para a que temos hoje na Amazon.
8- Há algum autor em quem você se inspire ou do qual seja fã?
R: Muitos, mas devo citar Jane Austen. Sua obra inteira é um deleite para os leitores de clássicos, especialmente os ingleses e uma das coisas que mais gosto na sua escrita, é o fato de escrever sobre oque ela via, ouvia e vivia, transformando situações corriqueiras em uma obra de referência atemporal.
9- Existe alguma mensagem que você queira passar com seu livro?
R: Acredito que o importante a respeito de Tinderela, é o fato de não resistirmos do amor, mesmo quando somos enganados diversas e diversas vezes. Não significa fechar os olhos para os defeitos do outro, nem de aceitar qualquer migalha que nos oferecem, mas de realmente ser uma pessoa com disponibilidade para amar. Quando você se permite isso, encontra oque realmente merece e não apenas o que procura.
10- Que dicas você daria para alguém que deseje se tornar escritor?
R: Escreva o que vê, o que sente, o que ouve, o que te desperta interesse. A técnica vai chegar com o estudo e com a prática, mas de nada adianta ser um grande conhecedor da gramática e da sintaxe, se não escreve com o coração. Se não me engano, foi Fernando Pessoa quem disse que "Nada de grande se faz sem paixão.", e levo isso como um mantra quando se trata de escrever. Sendo sinceros e honestos, a mensagem chega a quem realmente está disposto a te enxergar através do que escreve.
11- Pretende publicar livro físico?
R: Pretendo sim. Já estou estudando alternativas para isso, mesmo sabendo o quão difícil é o mercado atual. Mas, sou muito cobrada em relação a isso. E se tem gente que acredita que meu trabalho merece ter sua versão física, porque eu não iria acreditar também? rsrs.
12- Deixe uma mensagem para seus leitores.
R: Primeiramente, muito obrigada pelo carinho, pelo apoio e incentivo. Na minha visão não há leitores meus aqui, e sim, amigo que gostam de ler e aceitam e se encontram nas palavras que ouso compartilhar, e isso é realmente extraordinário. Assim como minha profissão exige que eu tenha uma conexão com o paciente para ajudá-lo em seu processo de reabilitação/habilitação, escrever me trás também o sentimento de estar conectada às pessoas (ainda que eu não as conheça pessoalmente), para fazê-las rir, chorar ou sonhar. Não há privilégio maior do que esse. Gratidão, sempre.

Oque achou da resenha com nossa parceira? Ja leu a resenha de Tinderela? E o livro, já leu? Participou do sorteio? Deixe nos comentários a sua opinião, ela é muito importante para nós.

18 comentários:

  1. oi, Laura, como vai? Concordo integralmente com a dica que a autora R. M. Medeiros deu p/ os que querem ser escritores "Nada de grande se faz sem paixão.".

    Ótima lembrança a Pessoa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Rob. Tudo bom, e com você? Sem dúvidas, seja o que for, temos que fazer com amor ou não faremos tão bem quanto somos capazes. Beijos.

      Excluir
  2. Olá Laura, tudo bem?
    Gosto muito de posts assim porque posso conhecer novas autoras. Gostei bastante da entrevista, e como não conhecia o livro, vou procurar mais informações.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Esther. Estou bem e você?
      Também adoro ver ess tipo de post em outros blogs, tanto como inspiração quando para conhecer autores.
      Que bom que gostou, o livro é ótimo você vai adora.
      Beijos.

      Excluir
  3. Olá!!

    Adoro entrevistas e conhecer um pouco mais dos nossos autores.
    Gostei das respostas e concordo "Nada de grande se faz sem paixão."
    Desejo sucesso para a autora!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Também gosto muito, a literatura brasileira é ótima e muitas vezes não enxergamos isso.
      Também adorei essa resposta. Beijos.

      Excluir
  4. Muito legal a entrevista com essa autora. Acho ótimo poder ler sobre autores nacionais e o Wattpad tá aí para dar coragem aos escritores que ainda não compartilhavam seus textos com o mundo.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, estrevistas são ótimas para encorajar novos autores e para que possamos conhecer mais do entrevistado. O wattpad tem autores incríveis e que super merecem ser lidos. Beijos.

      Excluir
  5. nossa que bacana essa entrevista eu n conhecia o livro e nem ela parabens pela entrevista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Que bom que gostou. O livro e a autora são maravilhosos. Obrigada. Beijos.

      Excluir
  6. Parabéns pela parceria, Laura.
    Não conhecia a autora e adorei sua entrevista. As perguntas foram ótimas.

    Beijos"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran, obrigada. A autora é maravilhosa, conheça as obras dela. Que bom que gostou, obrigada. Beijos.

      Excluir
  7. Oi Laura! Bem legal a entrevista que você trouxe para a gente conhecer um pouquinho mais da autora, eu não conhecia nem ela nem o livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei. Que bom que você gostou de saber um pouco mais sobre ela e seu trabalho. As obras da autora são maravilhosas. Beijos.

      Excluir
  8. Opaa! Muito interessante a entrevista com a autora. Sempre gosto de conhecer novos escritores brasileiros. Ah...realmente em uma conversa com amigos se surge muita ideia. kkkk Gostei bastante da entrevista. Desejo sucesso.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eiii. Que bom que você gostou. É sempre bom conhecer os autores maravilhosos que temos por aqui, com certeza. Sim, os amigos as vezes acabam ajudando KLM. Que bom que gostou. Sucesso para você também. Beijo.

      Excluir
  9. adorei a entrevista.
    ja li o conto e ele é incrivel <3
    https://dose-of-poetry.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Que bom que gostou. O conto é mesmo maravilhoso.

      Excluir

Deixe seu comentário, é muito importante para mim!

© Versos da Alma - 2017. Todos os direitos reservados. Template criado por Mix Digital Design. Tecnologia do Blogger.
Imagens por Flaticon