quarta-feira, 12 de abril de 2017

Os 13 Porquês - 13 Reasons Why

| |

"Oi. É a Hannah, Hannah Baker. Isso mesmo, não ajuste seu seja lá com que aparelho estiver ouvindo isso. Sou eu, ao vivo e em estéril. Sem compromisso de retorno, sem bis, e dessa vez sem pedido nenhum. Pegue um lanche, se acomode, porque agora eu vou te contar a história da minha vida, mais especificamente, porque minha vida chegou ao fim. E se você estiver escutando essa fita, saiba que você é um dos motivos"


Oi, tudo bem? Hoje vamos falar sobre a série que virou frebre: Os 13 Porquês. Você já deve ter ouvido falar, não é?


Sobre a Série:

Hannah Baker acabou de se mudar de cidade, e decidiu que essa mudança a daria um novo recomeço. As aulas já estavam quase começando, mas Hanna ainda não tinha amigos, pois a única amiga que pôde fazer se mudaria em breve. Por algum motivo, a vida apresenta Hannah à algumas pessoas, e antes mesmo que as aulas comecem, a garota já fez amigos... Ou pelo menos é oque ela pensa.
Depois que as aulas começam, muitas coisas acontecem na vida de Hannah, e infelizmente, a maioria delas, coisas ruins. Hanna, sentindo-se sozinha e cheia de problemas, toma uma decisão: suicidar-se. Mas antes de tirar sua própria vida, a garota grava 7 fitas, com 13 lados, 13 histórias, 13 motivos, e pessoas que a levaram a desistir de sua vida, e agora essas fitas estão nas mãos de Clay Jensen, um garoto de 17 anos, colega de trabalho de Hannah, que estudava junto com ela, seu amigo, e também, apaixonado pela garota. O problema todo, é que Clay não faz ideia de porque está naquelas fitas, mas quer fazer justiça por Hannah, mesmo que essa justiça também se aplique à ele.

O livro e a série:

O livro possui algumas diferenças da série, trazendo algumas cenas um pouco mai e outra um pouco menos fortes que à série. Não é aconselhável que você veja, se não estiver pronto para assistir à imagens de agressão física, abuso sexual, suicídio, entre outras coisas.

Minha opinião sobre a história:

Muitas pessoas se comoveram com a história de Hannah, e realmente é uma história comovente, mas não basta assistir e não mudar o jeito de ser, a maneira como trata as pessoas e vê o mundo. Não seja como as pessoas que magoaram Hannah, não seja como as pessoas que à maltrataram... Não seja um porque de alguém!

Ensinamentos que a história traz:

  • Não julgue as pessoas, você não conhece suas dores, seus motivos, suas tristezas.
  • Preste atenção no que você fala sobre alguém, uma mentira pode ferir muito uma pessoa.
  • Não agrida às pessoas com palavras, pois palavras podem machucar muito.
  • Não culpe alguém por coisas que na verdade não são sua culpa.
  • Não invente histórias sobre alguém, pois podem machuca-la.
  • Não machuque alguém (seja física ou sentimentalmente) para que você se sinta melhor.
  • Lembre-se que algo que para você não seja importante, ou seja apenas uma brincadeira, pode mudar a vida de outra pessoa.
  • E o que para mim, foi o mais importante, lembre-se: estupro NUNCA é culpa da vítima, ninguém pede para ser estuprado, nada te dá o direito de tocar de maneira intima alguém sem o consentimento desta pessoa.
Se você aprendeu algo que não citei aqui com a série, deixe aqui nos comentários.


86 comentários:

  1. Muito boa a tua resenha e comparação entre livro e série. Eu adorei...parabéns! Eu ainda nao li o livro e nem a série, mas quero muito. Diversas pessoas falando, to cada dia mais curiosa!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, que bom que gostou. Assista sim, tanto a série quanto o livro são ótimos. Também já não me aguentava mais de curiosidade. Beijos.

      Excluir
  2. Essa série Os 13 Porquês está virando uma febre todos falam dela, eu aidna não assisti mas a cada vez que vejo as pessoas falando dela me dá mais vontade de ver, se a história tráz esses ensinamentos então a série é show, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente virou febre, está sendo muito comentada. Você vai adorar. É ótima sim, trás todos esses ensinamentos. Beijos.

      Excluir
  3. a série está tao bem falada e tao bem vista, eu espero de coração q nossos jovens comecem a se conscientizar mais sobre seus papeis na sociedade e nao sejam um pq de alguem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série esta muito conhecida mesmo. É, também espero, pois não adianta só ver e achar feio oque os jovens da série fazem, mas fazerem os mesmos. Beijos.

      Excluir
  4. Essa série é maravilhosa!
    O livro só coisas boas <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série é maravilhosa mesmo, eu gostei muito. Beijos.

      Excluir
  5. Eu ainda não li o livro e nem assisti à série mas, mesmo tendo curiosidade, não é algo que eu pretenda fazer por agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série é bem pesada, mas é muito boa e nos trás grandes ensinamentos. Beijos.

      Excluir
  6. Eu to é louca para assistir essa série que você nem imagina, estou lendo tantos comentários positivos que chega a dar vontade de assistir antes de ler.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série é maravilhosa e trás ensinamentos incríveis. Eu acabei não resistindo e assisti antes de acabar o livro. Beijos.

      Excluir
  7. Eu estou assistindo e gostando bastante dessa série.
    Beijos

    www.baudasresenhas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostei muito. Agora é só trazer esses ensinamentos pra nossa vida, né. Beijos.

      Excluir
  8. Eu vi a apresentação dessa série, deve ser muito boa, valeu bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótima, sem dúvidas. Eu adorei. Beijos.

      Excluir
  9. Eu assisti a série e gostei do tema abordado achei extremamente interessante, porem algumas cenas são muito fortes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também e adorei. O tema é realmente muito interessante. É bem forte mesmo. Beijos.

      Excluir
  10. Olá!
    Que resenha mais linda!
    Assisti a série e amei. Me emocionei muito com ela, assim como com a sua resenha. E realmente não adianta assistir, se emocionar e não mudar em nada. Julgar as pessoas são fáceis, agora se colocar no lugar delas e passar o que elas passam, aí é difícil. Seria bom que todos que assistissem ou lessem, mudasse a forma de pensar, né?
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Obrigada, que bom que você gostou. Eu também amei. A série é maravilhosa, e temos que trazer seus ensinamentos para nossa vida. Temos que assistir e mudar. Beijos.

      Excluir
  11. a série é espetacular!! amei sua resenha!
    http://escreverdayse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Imagino que seja uma serie maravilhosa não conhecia mais já quero assistir! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série é ótima mesmo. Assista, sim. Beijos.

      Excluir
  13. Olá tudo bem?
    Que resenha fantástica!
    Eu estou acompanhando a série e estou amando, eu sei que ela faleceu mas eu tenho uma mania feia de ver as coisas em cor de rosa e fico esperando chegar no final para ela dizer que era pegadinha e que está viva sabe? kkkkk mas sei que isso não vai acontecer. Pois bem, acho que a série é muito boa e estou agoniada para chegar ao fim e descobrir todas as 13 pessoas, ao mesmo tempo não quero que termine, isso soou confuso? Acho que depois de finalizar a série e quem sabe, quando eu ganhar na mega sena ou vender um rim, eu vou comprar o livro. Vou querer ler para comparar também.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Estou bem, e você? Obrigada, é mesmo linda. Eu também assisti a série toda nessa esperança, para que ela e o Clay ficassem juntos kkkk. Eu também não queria que terminasse. Eu linpela internet kkk. Beijos.

      Excluir
  14. Eu vi apenas o primeiro episódio, depois não assisti mais, mas estou pensando em fazer isso nesse final de semana! Quando terminar aí posso dizer algo da série, mas pelo que tenh lido não direi nada muito diferente do que você disse ... conrdo que uma série pode te mostrar os fatos, mas somos nós que devemos escolher o caminho a seguir e não adianta se emocionar se não for mudar nada!
    Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi tudo em três dias. Faça sim. A série é maravilhosa. Se vemos e achamos oque eles fizeram errado, temos que pensar para não fazer o mesmo, não é? Beijos.

      Excluir
  15. Olá, apaixonei pela série mas nunca li o livro.
    COncordo com o que escreveu, é preciso rever nossos conceitos e maneira como tratamos os outros.
    Beijos! Blog Sara Menezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro também é muito legal, mas a série não é fiel a história, porque é apenas baseada nele. Precisamos pensar em como gostaríamos de ser tratados para tratas aos outros. Beijos.

      Excluir
  16. Oie!
    Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas assisti a série e amei.
    Acho muito importante o assunto abordado e fico feliz em ver que tantas pessoas estão refletindo um pouco sobre o tema e divulgando. Sem contar que é viciante, não conseguia parar de assistir. Muito bom e forte!

    Bjos,
    http://helendutra.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Quando surgir uma oportunidade leia, é um pouco diferente da série mas é muito bom.
      O assunto é sem dúvidas muito importante, e também fico feliz que tenha ganhado tanta repercussão.
      Nossa, nem me fale, estou morrendo de vontade que tenha 2° temp. Kkk. Beijos.

      Excluir
  17. A série tá fazendo um sucesso danado né? Que bom, espero que toque algumas pessoas. Tambem dei minha opinião em um post, gostei da sua!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Bi. Ta mesmo viu. Também espero muito isso.
      Vi seu post e adorei, super concordei, e eu nem tinha parado para pensar em tudo aquilo que você falou. Beijos.

      Excluir
  18. Tô esperando terminar uma série pra começar essa, já tenho 2 pra assistir ao mesmo tempo kkkkk, mas tô louco pra ver essa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, nem me fale em série, to cheia de séries pra ver, oque falta é tempo. Essa série é maravilhosa! Beijos.

      Excluir
  19. Oi,
    Ainda não assistir a série porque ando sem tempo, mas assim que der vou assistir. Vejo muitas pessoas comentando. Gostei muito do seu texto sobre a série. Não li o livro, Mas todos dizem que a série é bem mais forte que o livro. Vou assistir sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Assiste mesmo, é uma ótima série. Eu, particularmente, achei o livro mais forte pelo fato de ninguém se arrepender de tudo oque fez. Beijos.

      Excluir
  20. Estou louca pra assistir essa série, tu vai faz ideia! Depois de tudo isso que tu disse estou com mais vontade ainda de assistir!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, assiste mesmo! Eu já vi e tô com vontade de ver de novo kkkk. Beijos.

      Excluir
  21. Concordo plenamente com tudo o que você disse a respeito da série, ela nos trazem muitos ensinamentos, mas de nada adianta assistir e não mudar nosso jeito de pensar ou agir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Traz, sim. Realmente, assim não adiante, tem que ver e refleti sobre se somos um "porque" de alguém. Beijos.

      Excluir
  22. Oie amore,
    Vou ser sincera, poucas são as séries que me instigam a assistir, normalmente as que assisto são indicações de amigos e algumas poucas que vejo em blog´s e me instigam.
    Essa pra ser sincera não chamou a atenção, passo a dica!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda. Sinceridade é tudo né? Haha.
      Que pena que essa não te chamou atenção, pois na minha opinião nos ensina muito e mostra como nós mulheres somos assediadas, e como não devemos julgar os problemas dos outros. Beijos.

      Excluir
  23. Eu gosto muito de ver series mas esta ai nunca ouvi falar, vou procura para ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sério que ainda não tinha ouvido falar? Ela está super comentada. Procura sim... Acho que só tem na netflix porque é uma série original de lá. Beijos

      Excluir
  24. Eu tenho ouvido falar muito sobre essa série por esses dias. Já está na minha para assistir, mas está difícil. Sei do que se trata, mas quando li o início do seu post, nossa, pirei, me deu um arrepio sabe? Acho que essa série é bem forte, gostei do post.


    http://missdiva.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela está super comentada mesmo. Nem me fale, também demorei conseguir assistir.
      A série é bem forte mesmo, em todas as cenas, e isso que a Hann fala no começo da série meche bastante com a gente. Beijos.

      Excluir
  25. olá... tem muita gente falando a respeito da série nos ultimos dias, até comecei a assistir pra tirar minhas conclusões... mas ando reparando que muita gente anda confundindo sobre o que a série realmente aborda dando outro foco pra ela...

    bem, concordo que não devemos agir mal com outras pessoas...pra trabalhar a questão da exclusão social e bullying, me parece ser uma boa opção...
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria. E oque você achou da série? Oque os posts que você viu falavam? Me desculpe perguntar tanto kkk é que os que eu vi falavam mais ou menos o mesmo que eu: aborda bullying, assédio, exclusão e etc. Beijos.

      Excluir
  26. Eu tô louca pra assistir essa série, muitas pessoas estão assistindo e gostando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, assista sim, você não vai se arrepender.

      Excluir
  27. Nossa!
    Sua resenha me arrepiou e concordo com vc sobre não ser o motivo da tristeza e pior do suicídio de alguém e tbm não adiantar assistir ficar tocado só de momento tem que refletir e fazer mudanças se forem necessárias.
    Eu li o livro, não gostei a série chega a ser 100 % melhor.
    Muito bacana mesmo sua mensagem, obrigada por compartilhar.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! Muita gente fala oi posta nas redes sociais sobre se série, mas na rua trata as pessoas do mesmo jeito que aqueles adolescentes tratavam uns aos outros ou pior.
      O chato do livro, é que não há arrependimento de quem fez mal a Hanna, sabe.
      Que bom que gostou, obrigada você por ler. Beijos.

      Excluir
  28. Eu não cheguei a ler o livro, e embora eu tenha gostado muito da série, provavelmente também não lerei. A historia da Hannah é muito pesada, acredito que de fato ela traz diversas mensagens, mas também acho que é uma faca de dois gumes e pra quem tem depressão ou passou por coisas parecidas com as da Hannah ela possa ser perigosa. Enfim... Adorei a resenha

    Abraços
    www.desconstruindooverbo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que muitas pessoas podem realmente ver e interpretar mal a história, mas oque a história mostra é que oque a Hannah fez, não acabou só com a vida dela como também com parte da vida de todos que estavam ao redor dela (sejam os que gostavam ou não dela), e já foi mostrado que a série aumentou muito os pedidos de ajuda por parte das pessoas que pensavam em se suicidar. Beijos.

      Excluir
  29. Hey hey!
    Caraaaaa todo mundo tá falando dessa série !
    Eu tô ficando doida já que só eu não vi kkkk
    Vou correr pra ver ! Muito boa a resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, todo mundo falando kkkk.
      Corre lá e vê! Eu também tava ficando louca por não ter visto kkkk.
      Obrigada, beijos.

      Excluir
  30. Olá!
    Eu li esse livro logo que foi lançado e tinha gostado bastante, mas quando assisti a série eu fiquei maravilhada, achei tocante e sem dúvidas nos traz grandes ensinamentos.
    Dia desses tava comentando com uma amiga que apesar dos temas polêmicos seria ótimo se essa juventude tivesse a oportunidade de assistir em sala de aula e debater, com certeza seria de grande aprendizado.
    Perfeita as suas considerações!
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li o livro faz pouco tempo, e achei ele e a série bem diferentes (gostei mais da série) mas com a mesma ideia.
      Acho que seria mesmo ótimo se os professores passassem, pois muitas pessoas (agressores e vítimas) precisam ver. Beijos.

      Excluir
  31. Essa série está dando o que falar! Apesar de tudo, essas coisas estão mais perto da gente do que imaginamos! Um ensinamento!!! Beijinhos... Au Revoir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está mesmo, viu! Está, sim, muitas vezes, nos somos um Alex e nem percebemos. Gramde ensinamento. Beijos.

      Excluir
  32. Olá! Assisti a série e tenho visto muitos comentários também sobre o livro. É daquelas histórias que serve para chamar atenção para um assunto sério e que muitos de nós já passamos na escola, quando ainda isso ainda era tratado como algo simples, como "coisa de criança" que passa, e não é. Gostei bastante da sua resenha, vale a pena compartilhar, bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Isso mesmo Lorena, e não só na escola, mas assim como a Hannah, somos assediadas nas ruas, no trabalho, e até para pegar um ônibus. Até hoje muitas vezes tratam isso com descaso, mas é uma coisa seria! Que bom que gostou, muito obrigada. Beijos.

      Excluir
  33. Eu ainda não assisti a série, estou esperando conseguir um tempinho para ler primeiro o livro que serviu de inspiração.
    Mas tenho visto tantos comentários bons que está difícil resistir à tentação de assistir antes de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra! Sabe, eu também estava querendo ler o livro primeiro, mas não resisti. Até comecei a ler, mas ai comecei a assistir a série e só depois acabei de ler o livro, e não me arrependo. Beijos.

      Excluir
  34. Eu vi a série e não gostei, vi muitos problemas que não estão sendo levantados, porém, ela tem sua relevância, principalmente quanto ao discurso de ódio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian. Bom, na minha opinião, é como a própria personagem diz "ela está contanto a história dos porquês (dos problemas) que tem ligação entre si, e não dos problemas que não se ligam.

      Excluir
  35. Não li o livro ainda, mas já estou me programando para ver a série. Meu filho já até começou por conta da escola, o que achei ótimo, visto que os maiores bullying acontecem lá. As cenas mais fortes não me assustam, e acho que fazem parte do contexto.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que ótimo que a escola do seu filho está mostrando isso, quem dera que todas mostrassem. Não só o bullyng, como o assédio, que na verdade é oque mais é mostrado na série. Também acho que é necessário mostrar cenas fortes, para que as pessoas vejam um pouco como é (digo pouco porque na realidade é bem pior) e se concientizem. Beijos.

      Excluir
  36. Oie! Tudo bem?

    Eu amei demais essa série, principalmente por saber o que a personagem principal estava sentindo em muitas situações por já ter passado por algo igual! E espero que a série continue abrindo os olhos das pessoas para esses assuntos tão complicados, principalmente os professores, diretores etc de uma escola, já que na maioria das vezes eles não movem um dedo para parar o Bullying (experiencia própria também) E espero conseguir ler o livro em breve e ver suas diferenças em relação a série!

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me identifiquei muito com algumas situações pelas quais Hannah passou. A série mostra oque é realidade de muitos, e que como você disse, as pessoas não fazem nada. As vezes oque para nós não passa de uma brincadeira, destrói o psicológico de alguém. Leoa sim, são bem diferentes. Beijos.

      Excluir
  37. Li o livro há dois anos e assisti a série na estreia, dia 31 de março às 4h da manhã até terminar os 13 episódios. A leitura foi incrível, devo admitir, mas a série se sobressai em diversos pontos e o principal é o aprofundamento que foi possível por ser mais longo. Muito bom a sua comparação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e foram as diferenças da série que fizeram toda a diferença, pois na série, diferente do livro, mostrou que deve haver arrependimento quando vemos qie erramos, e que devemos sim ir atrás de justiça, e não digo ir atrás de justiça como matar alguém, mas falar a verdade, falar tudo oque sabemos, e assim podermos ajudar alguém. Beijos.

      Excluir
  38. Olá!
    Eu já conheci ao livro, mas ainda não tive oportunidade de ler, entretanto, devorei a série em dois dias e concordo com todas suas colocações. Realmente é uma história forte e real e não recomendada para qualquer um (digo, pessoas com tendências depressivas), mas com certeza toda pessoa que não se encontra nessa situação deveria assistir e se conscientizar. É um tapa bem dado na cara de todos nós, em maiores ou menores níveis.

    Gostei do post.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambos são muito bons! Sim, muito forte, mas na verdade, dizem que a série vem estimulando muitas pessoas depressivas a buscar ajuda. Sim, um grande tapa, pois mostra que em algum momento, todos nós tivemos uma atitude que poderia ter nos feito o "porque" de alguém. Beijos.

      Excluir
  39. Olá, quero muito conferir a série, mas gostaria que ler a obra antes.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acebei sendo impaciente e vendo a série antes de terminar o livro kkk.

      Excluir
  40. Tenho que ler o livro antes de assistir a adaptação e tenho que fazer isso o mais breve possível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que não consegui esperar e acabei assistindo a série antes de acabar o livro kkk.

      Excluir
  41. Olá, tudo bem.
    Só se fala nesta série nas minhas redes sociais e estou com vontade de ver, mas como tenho o livro, quero ler primeiro. Mas concordo com tudo que você colocou, como as pessoas mudarem suas atitudes e não serem um "porque" de alguém. Vejo pessoas falando que amaram a série, mas não se policiam nas suas atitudes. Ótimo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Estou bem e você?
      A série realmente está muito comentada. Tanto ela quando o livro são ótimos. Com certeza, não adianta concordar e não mudar. Beijos.

      Excluir
  42. Oiii tudo bem??

    Li o livro, e achei Hanna Muito fútil, não consegui ver mais q um episodio da serie, prometo insistir, ainda mais apos essa resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Estou bem e você?
      Bom, o livro é beeem diferente da série, que na verdade é apenas baseada no livro. Mas As atitudes da Hannah realmente foram um pouco fúteis por não pensar nas consequências do que ela fez e no efeito disso na vida dos outros, mas certas coisas nos impedem até mesmo de pensar direito. Beijos

      Excluir
  43. Olá!
    Eu adorei seu comentário a respeito dos ensinamentos que a história nos traz. Estou muito curiosa para conferir e tirar minhas próprias conclusões e, sem dúvida, aprender e refletir muito.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei. Fico muito feliz que tenha gostado. Assista sim, e com certeza aprenda. Tenho certeza que irá amar. Beijos.

      Excluir

Deixe seu comentário, é muito importante para mim!

© Versos da Alma - 2017. Todos os direitos reservados. Template criado por Mix Digital Design. Tecnologia do Blogger.
Imagens por Flaticon