segunda-feira, 19 de março de 2018

[Especial Dia de Monteiro Lobato - 18/04]

| |
Oi, oi, gente. O dia 18 de abril (dia anterior ao em que esse post foi escrito) é considerado Dia de Monteiro Lobato, também conhecido como Dia Nacional do Livro Infantil, e por isso hoje a gente vem trazer um post especial sobre esse ícone.
Monteiro Lobato foi um dos melhores escritores brasileiros do século, foi o precursor da literatura infantil no Brasil, e criador dos livros infantis "Coleção Sítio do Pica Pau Amarelo". Por esse motivo a data do nascimento de Monteiro Lobato foi escolhida para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil.


SOBRE O AUTOR

Monteiro Lobato (1882-1948) foi um escritor e editor brasileiro pré-modernista. Considerado um dos maiores autores de histórias infantis.
Monteiro Lobato nasceu em Taubaté,
São Paulo, no dia 18 de abril de 1882. Desde menino já mostrava seu temperamento irrequieto. .
Com 13 anos foi estudar em São Paulo. Registrado José Renato Monteiro Lobato, resolveu mudar de nome, pois queria usar a bengala de seu pai, que havia falecido em 1898.
A bengala tinha as iniciais J B M L gravadas no topo do castão. Assim, mudou de nome e passou a se chamar José Bento, para que suas iniciais ficassem iguais às do pai.
Em 1904 formou-se em Direito pela Faculdade de São Paulo. Nesse mesmo ano voltou para Taubaté onde conheceu Maria Pureza Natividade, com quem se casou um ano depois de ser nomeado promotor público na cidade de Areias, em 1907.
Nessa época pintava e escrevia artigos para os jornais do Rio, Santos e São Paulo. Mais Tarde escreveu “Cidades Mortas”, livro que retrata a agonia da cidade quase abandonada.
Permaneceu em Areias até 1911, quando morreu seu avô o Visconde de Tremembé, deixando-lhe de herança uma fazenda em Taubaté, para onde se mudou.
Em 1917, vende a fazenda e muda-se para Caçapava. Nessa época, dedica-se definitivamente à literatura e funda a revista Paraíba, fechada em seguida.
Muda-se para São Paulo, colabora com a Revista do Brasil, transformando-a em um núcleo de defesa da cultura nacional.
Funda a gráfica Monteiro Lobato que foi encerrada em 1924. A Companhia Editora Nacional vende sua parte em 1927 e funda a Editora Brasiliense, em sociedade com amigos.
Nesse mesmo ano foi nomeado adido comercial do Brasil em Nova Iorque, no governo de Washington Luís.
Em 1946 vai morar na Argentina, onde estabelece também uma editora: Editorial Acteón. Em 1947 volta para São Paulo, vindo a falecer no dia 5 de julho de 1948

CURIOSIDADES
Monteiro Lobato é um dos primeiros escritores de obras infantis do Brasil e da América Latina. O dia do seu nascimento, 18 de abril, chamado de "Dia de Monteiro Lobato" é o Dia Nacional do Livro Infantil.
Vila do Buquira, onde Monteiro Lobato foi viver e escreveu grande parte de sua obra, recebeu o seu nome. Hoje, a cidade se chama Monteiro Lobato.
A fazenda situada nessa cidade, herança do seu avô, passou a ser chamada 
Sítio do Picapau Amarelo, sendo atualmente visitada por muitos turistas.
Além disso, existem diversas escolas, ruas e bibliotecas no Brasil que levam o nome do escritor (aqui na minha cidade, inclusive, há uma).

FRASES CONHECIDAS DE MONTEIRO LOBATO

·         “Um país se faz com homens e livros.”
·        “Tudo tem origem nos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos.”
·         “Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê.”
·         “Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar.”
·         “A mim me salvaram as crianças. De tanto escrever para elas, simplifiquei-me.”

PRINCIPAIS OBRAS

 Urupês, O Saci, Narizinho Arrebitado, Fábulas, O Marquês de Rabicó, As Aventuras de Hans Staden, Peter Pan, Reinações de Narizinho, Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Geografia de Dona Benta, Dom Quixote das Crianças, Histórias de Tia Nastácia, O Poço do Visconde, O Picapau Amarelo.

      E então, você sabia da existência do Dia de Monteiro Lobato? Gostou de saber um pouco mais sobre esse maravilhoso autor brasileiro? Deixe seu comentário com sua opinião sobre o post. Beijinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do nosso post? Deixe seu comentário aqui, pois ele é muito importante.

© Versos da Alma - 2017. Todos os direitos reservados. Template criado por Mix Digital Design. Tecnologia do Blogger.
Imagens por Flaticon